Sunday, September 11, 2011

HISTÓRICO PROVISÓRIO DA ONG SÓCIOS DA NATUREZA

BREVE HISTÓRICO DA ONG SÓCIOS DA NATUREZA
(em construção)
(Outras informações acesse www.tadeusantos.blogspot.com)



O movimento ambientalista Sócios da Natureza foi fundado em 05/06/1980. Sediado no município de Araranguá, SC, sem fins lucrativos de acordo com seu estatuto e considerado de utilidade pública municipal. Seus integrantes trabalham de forma estrita e comprovadamente voluntária. Foi criado para combater a intensa poluição ambiental na Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá, Urussanga e Tubarão, causada pela exploração e queima do carvão mineral na região carbonífera de Criciúma. Tem como objetivo principal a preservação da natureza e uma melhor qualidade de vida para a população do sul de SC. Tem registrado 5.066 sócios (inclusive o Papa João Paulo II quando da sua visita a Fpolis, num simbólico momento de celebração pelo engajamento com a Pastoral da Ecologia). Promoveu passeatas e elaborou um abaixo-assinado com mais de 30 mil assinaturas contra a poluição do carvão, entregue em mãos ao Governador da época. Promoveu protestos contra a poluição da Lagoa do Violão em Torres/RS. Recebeu o Prêmio Fritz Muller em 1985, instituído pela FATMA e pela ALESC. Foi uma das fundadoras da Federação das Entidades Ecologistas Catarinenses – FEEC. Foi indicada juntamente com outras 500 entidades para receber o Prêmio Global da ONU (mas não levou!!!).

Em 1996, numa nova fase, iniciou um movimento contra a ocupação desordenada em área de restinga do santuário ecológico do Morro dos Conventos de um devastador investimento imobiliário. Em 1997, registrou-se como Organização Não-Governamental Sócios da Natureza. Em 1998, através de um convênio com o Governo do Estado, foi executado o único projeto com recursos oficiais, denominado de ‘’Revitalização do Rio Araranguá e o fortalecimento de um imaginário popular voltado para a sua preservação e conservação’’, com a elaboração da cartilha de educação ambiental ‘’O Rio que queremos’’, resultado das histórias contadas pelos moradores ribeirinhos e pescadores. Houve a implantação de placas com frases de efeito ecológico em pontos estratégicos do rio Araranguá (hoje ainda expostas), culminando com um histórico Seminário de Educação Ambiental, onde estiveram presentes todas as entidades de ensino do município. A repercussão do projeto ultrapassou os limites do município, pois seus integrantes participaram de uma teleconferência nacional sobre educação ambiental produzida pela TV Cultura em Florianópolis.

Em 1998, a ONG liderou a mobilização social denominada de Movimento Pró-Araranguá (49 entidades, equivalente a 75% das mais representativas do município, inclusive com a participação de empresários) contra a duplicação da rodovia BR-101 por dentro da Cidade de Araranguá. Em 2000, um ‘’abençoado’’ e-mail enviado a sede do BID em Washington (na época financiador da obra) fez com que uma missão viesse a Araranguá verificar "in loco" o conflito socioambiental, determinando ao empreendedor a elaboração do traçado alternativo reivindicado pela comunidade. Uma significativa e histórica conquista da sociedade civil organizada (Toda a luta está sendo registrada em livro e documentário áudio-visual com o apoio do CASA).

Em 2000, teve sete propostas incorporadas à redação final da Agenda 21 Nacional e significativa atuação na Agenda 21 Estadual. Têm assento no Conselho Consultivo dos Aparados da Serra, no Conselho de Política Urbana de Araranguá, entre tantas outras também relevantes missões de cunho socioambiental. Em 2002 ocupou a primeira Presidência do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá (até então um caso inédito!) e coordena a Câmara Temática do Meio Ambiente do Fórum de Desenvolvimento – FDESC/AMESC. Em 2004, seu Coordenador Tadeu Santos foi agraciado com o Título de Cidadão Araranguaense pelos serviços prestados à preservação ambiental. Neste mesmo ano a ONGSN recebeu várias moções de apoio pela causa ambiental. Em função da duplicação iniciou com apoio da AMESC movimento pela criação de Unidades de Conservação (UC) como medida compensatória pelos impactos da rodovia e tem sido intensamente atuante pela elaboração de um Plano Diretor sério e idôneo para Araranguá, de acordo com as diretrizes do inovador Estatuto das Cidades.

Pelo fato de declarar que as autoridades locais não estavam tendo competência de solucionar os graves problemas ambientais do município, como a poluição do rio Araranguá e a intensa poluição sonora no perímetro urbano, o coordenador da ONGSN está sendo processado por um Promotor (MPE) e um Comandante da Polícia Militar. Quatro Promotores Públicos de Justiça de Criciúma também o acionaram apenas porque o mesmo declarou que estava sendo omissos na questão ambiental (Ação arquivada). Integrantes da ONG também se dedicam a proteção de animais de rua, principalmente cães abandonados e ao Instituto da Cidadania de Araranguá. Com a realização do "Primeiro Encontro sobre Fenômenos Naturais, Adversidades e Mudanças Climáticas" em 2005, em parceria com a AMESC e os Amigos da Terra de POA, com a significativa participação de 700 pessoas afetadas pela violência do furacão Catarina, estão programando a realização do ‘’Segundo Encontro’’ para 2009, objetivando a busca de medidas preventivas e de adaptação.

A ONG tem questionado os ajustes de condutas e a própria condenação judicial contra as mineradoras, pois atualmente o pH da água do rio Araranguá é em média 3 – um crime ambiental incompreensível e inaceitável perante toda a rigorosa legislação ambiental.

Alertamos que as enchentes que ocorrem na região são possivelmente as mais violentas do país, coincidentemente também ocorrem tornados, ciclones extra-tropicais e assustadoramente o inédito furacão Catarina escolheu a nossa região em toda a imensa costa do Atlântico Sul.

A resistência contra os maiores poluidores da região, que é considerada como uma das 14 áreas mais críticas ambientalmente do país (DF 85.206/80), tem sido polêmica e por vezes até assustadora, desde a participação nas audiências públicas do projeto da termelétrica USITESC 440/MW em Treviso (como se já não bastasse a Jorge Lacerda com seus 857/MW emitindo gases efeito estufa, da chuva ácida e de calor através das altíssimas chaminés, podendo inclusive estar interferindo na mudança do clima na região) até nas audiências de abertura de novas minas. A explícita violência no caso do conflito do Morro Estevão e Albino em Criciúma, passando por toda a conflituosa e brava resistência da comunidade rural de Santa Cruz contra a instalação da mina Rio Deserto, em Içara, até a do São Roque, inclusive com ‘’ameaças físicas’’, além de perseguições e represálias contra estabelecimentos comerciais de integrantes da ONG e censura em quase toda a mídia catarinense quando se trata de apontar a poluição causada pelo carvão mineral.

O desmatamento da Mata Atlântica causado pela rizicultura tem comprometido as nascentes da planície, gerando conflitos geopolíticos que amedrontam os integrantes da ONG. ‘’Outros incômodos’’ valem registro como o desnecessário projeto da barragem do rio do Salto e o recente famigerado Código Ambiental do Governo do Estado constam na pauta da ONG como projetos maléficos. Enquanto que a necessária proposta para criação do Refúgio da Vida Silvestre nas encostas da Serra Geral como garantia de preservação das únicas nascentes da bacia ainda não comprometidas foi rejeitada numa outra tumultuada audiência!

A falta de recursos financeiros tem tornado cada vez mais difícil a luta pela preservação ambiental na nossa região, mas mesmo assim continuaremos fazendo a nossa parte.

Em 2005, integrante da ONG participou como palestrante no FSM de POA, em 2006, na UNICAMP em 2007, na Cumbre de Los Pueblos em Santiago do Chile e em 2008, na Cúpula Social do Mercosul, em Salvador/Bahia. Em 26, 27 e 28 de Março participou como convidado especial do III Encontro sobre Justiça Climática em Fortaleza – Ceará.


RESUMO DE AÇÕES E ATIVIDADES REALIZADAS NO ANO DE 2009

No dia 11 de Março de 2009 a ONG Sócios da Natureza teve seu representante empossado como Conselheiro do CONAMA, assumindo a Titularidade da Câmara Técnica de Atividades Minerárias, Energéticas e Infra-estrutura, como também foi indicado para assumir um assento no Conselho Deliberativo do Fundo Nacional do Meio Ambiente – FNMA como representante único do CONAMA.

Durante o ano de 2009 participamos de quatro reuniões ordinárias e extraordinárias do CONAMA e uma do FNMA.

Iniciamos a campanha ‘’CARVÃO AQUI NÃO!’’ com apoio da Câmara de Vereadores de Araranguá e várias entidades organizadas da sociedade civil, resultando na aprovação de lei não permitindo a atividade em território do Município de Araranguá.

Reforçamos o Movimento pela transformação das Áreas de Preservação Permanentes APPs em Unidades de Conservação UC da AMESC, com a promessa do Prefeito Mariano em criar o Monumento Natural do Morro dos Conventos.

Em Fevereiro participamos da OCMAL em Quito no Equador representando o Brasil sobre os conflitos da mineração do carvão em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul pela RBJA/AMS.

Participamos da Audiência Pública sobre o projeto da Barragem do Rio do Salto em Timbé do Sul, no qual contestamos a forma como os colonos que praticam a agricultura familiar estão sendo tratados para possibilitar o reservatório objetivando beneficiar a rizicultura.

Participamos de várias reuniões do GT Barra sobre o projeto de Fixação da Foz do Rio Araranguá.

Participamos de várias reuniões do Núcleo Gestor do Plano Diretor do Município de Araranguá.

Participamos de três Assembléias do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá do fazemos parte do Conselho Consultivo.

Em 11 e 12 de Outubro realizamos o II EFAMuC em Araranguá com a participação de mil (1000) participantes em dois dias de evento. www.efamuc.contato.net e www.efamuc.blogspot.com

Articulamos com a Presidência da FAPESC a realização de um encontro com os segmentos organizados e órgãos da região do Extremo Sul para a implantação do GTC, porém não foi efetivado por interferência política.

Além de ser filiada a Federação das Entidades Ecologistas Catarinenses (FEEC), faz parte do ‘’Movimento pela Vida’’ (MPV) de âmbito regional, integra a Rede Brasileira de Justiça Ambiental RBJA, o GT Articulação, Mineração e Siderurgia (AMS) e o GT Energia e Clima do Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais FBOMS. Tem assento permanente por decreto como forista no Fórum Catarinense de Mudanças Climáticas Globais (FCMCG) de SC. É Conselheira do CONAMA pela região sul (PR, SC, RS) e Conselheira representante do CONAMA no FNMA.
OBS. A histórica trajetória da ONG Sócios da Natureza resultou num TCC e numa Dissertação de Mestrado pela UFSC da Historiadora Juliana Vamerlati Santos.
2009:
• Assumimos em 11 de Março de 2009 uma cadeira no CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) e no FNMA (Fundo Nacional do Meio Ambiente) como representante da região sul (PR, SC, RS).

• Participamos no dia 26, 27 e 28 de março de 2009 do III Encontro Brasileiro sobre Justiça Climática em Fortaleza – Ceará.

• Participamos em Junho de 2009 de Audiência Pública em Areia Branca, Timbé do Sul sobre o projeto da Barragem do Rio do Salto.

• Participamos em 03, 04 e 05 de Julho de 2009 em Quito – Equador do OCMA – Observatorio de Conflictos Mineros de América Latina (OCMAL).

• Participamos em 31 de Julho de 2009 de Audiência Pública em Torres/RS sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Mampituba, do qual somos responsáveis sobre a Secretaria Executiva da Comissão do Pró-Comitê.


RESUMO DE AÇÕES E ATIVIDADES REALIZADAS NO ANO DE 2010

ORDINÁRIAS, EXTRAORDNÁRIAS E CT DO CONAMA.

ORDINÁRIAS DO FNMA

ANIMAIS DE RUA
Tem apoiado as pessoas que, de uma forma ou de outra, apóiam voluntariamente e protegem os cães de rua do perímetro urbano de Araranguá.

LEITURAS COMUNITÁRIAS e PLANO DIRETOR Participamos ativamente na realização das Leituras Comunitárias para elaboração do Plano Diretor de Araranguá e continuamos participando das reuniões públicas que elaboram a minuta da lei do Plano Diretor que será enviado ao Poder Legislativo.

PARTICIPAÇÃO EM REUNIÕES DO FCMCG e a história do GTC.

PARTICIPAÇÃO EM REUNIÕES E ASSEMBLÉIAS DO CGBHRA.

REUNIÃO COM MPV NA CHURRASCARIA APOLO xv EM CRICIÚMA.

REUNIÃO DA AMESC EM PASSO E EM SOMBRIO – UC, GERCO, COMITÊ MAMPITUBA.

GERCO EM ARARANGUÁ / PROJETO ORLA

Movimento CARVÃO AQUI NÃO – Lei aprovada no Municipio de Araranguá proibe mineração em seu território.

Constar reunião Içara e em Treviso...

MOVIMENTO CONTRA POLUIÇÃO SONORA

REUNIÕES PELA PROTEÇÃO DE ANIMAIS.

FIXAÇÃO DA FOZ DO RIO ARARANGUÁ.

REUNIÃO NO COSEMA PARA LIBERAR FAMA.

IV ENCONTRO DA RBJA NO RIO DE JANEIRO.

SEMINÁRIO COEP EM BSA.

SEMINÁRIO MUDANÇAS CLIMÁTICAS GT CLIMA / FBOMS EM BSA.

OFICINA SOBRE A REVISÃO DO PNRH / ATLÂNTICO SUL EM FPOLIS.

REUNIOES SOBRE A FORMAÇÃO DO COMITÊ FEDERAL DO MAMPITUBA.

CAPACITAÇÃO FNMA EM INGLESES/FLORIANÓPOLIS / SC.

PALESTRA SEMINÁRIO INTERNACIONAL EM SANTO AMARO DA IMPERATRIZ

REUNIÕES POLÊMICAS SOBRE ’’ENCONTRO DAS ÁGUAS’’ NÃO REALIZADO.

PROTOCOLO SOBRE III EFAMuC NA CEF PARA OUTUBRO DE 2011.

PALESTRA CÁRITAS SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS.

BREVE APRESENTAÇÃO NA REUNIÃO SOBRE O PROJETO DE ESGOTAMENTO NO CENTRO.

PARTICIPAÇÃO NA HISTÓRICA PLENÁRIA DA 100ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONAMA.

RECEBE MENÇÃO HONROSA DO PRÊMIO CHICO MENDES DO CONAMA / MMA.

OBS. Ao total, participamos de mais de 20 ‘’Missões’’ no município de Araranguá e região, como também participamos de outros movimentos socioambientais de atuação nacional e internacional.

OBS. Participamos do Seminário Mudanças Climáticas e Desastres Naturais no dia 14/08/09, na ALESC, em Florianópolis.

DIA 19/12/2010
Recebemos mensagem do Prof. Renato Carlos Carola, da UNESC, solicitando o preenchimento de uma ‘’Declaração’’ afirmando ser o artigo “UM OLHAR SOCIOAMBIENTAL SOBRE OS IMPACTOS QUE A MINERAÇÃO DO CARVÃO CAUSA EM NOSSAS VIDAS” de autoria de Tadeu Santos (com apoio da historiadora Juliana Vamerlati Santos) para finalmente ser lançado em forma de capítulo no livro ’’MEMÓRIA E CULTURA DO CARVÃO EM SANTA CATARINA: IMPACTOS SOCIAIS E AMBIENTAIS”, possivelmente em abril de 2011.

DIA 25/12/2010
Inserimos a pedido do Ademar Ârcanjo Cirimbelli um comentário técnico sobre a poluição do rio Mãe Luzia no site www.portalveneza.com.br onde consta um artigo de sua autoria denominado ’’O presente que pedi ao menino Jesus’’ abordando o rio Mãe Luzia que passa no meio do perímetro urbano de Nova Veneza. Observando que as fotos aéreas são de autoria da Margi Moss, esposa do Gerard Moss, que na época atenderam a nossa solicitação dando destaque a poluição carbonífera no livro ‘’Brasil das Águas’’.

Dia 30/12/2010
A coluna CIDADANIA AMBIENTAL do ambientalista Tadeu Santos publicada no jornal O TEMPO DIÁRIO e no blog SOCIOAMBIENTALISMO, todas as semanas durante o ano repassava centenas de informações sobre as atividades da ONG SÓCIOS DA NATUREZA (ONGSN). O blog por ser um meio de divulgação sem custo algum mantém em arquivo e para encerrar o ano de 2010 publicou o artigo ’’DECLARAÇÃO E DESABAFO DE UMA PEQUENA ONG AMBIENTAL’’.

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO UC - Está junto com a Administração complementando os procedimentos técnicos para transformar a APP do Morro dos Conventos em Unidade de Conservação.

FIXAÇÃO DA FOZ / BARRA DO RIO ARARANGUÁ - Está fazendo parte do Grupo de Trabalho (GT Barra) para acompanhar o processo de licenciamento e construção da obra de Fixação da Foz/Barra do Rio Araranguá.

POLUIÇÃO SONORA - A atual coordenação continua atuando intensivamente contra a poluição sonora, mantendo contato com o Promotor do MPE, Comando da Polícia Militar e Administração da Prefeitura Municipal.

PLANO DIRETOR DE ARARANGUÁ – Participação ativa nas Leituras Comunitárias do Plano Diretor durante o ano de 2009 e nas Audiências Públicas semanais no primeiro semestre de 2011.

PLANO DE BACIAS do CGBHRA – Participação ativa na Comissão Técnica responsável pela elaboração do Termo de Compromisso durante os meses de Março, Abril e Maio de 2011.

FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO DO EXTREMO SUL CATARINENSE - FDESC – Motivador de reuniões na AMESC para a reativação das Câmaras Temáticas do FDESC, do qual a ONG é Coordenadora da Câmara Temática do Meio Ambiente.

FAMA - EM MAIO 2011, O AMBIENTALISTA TADEU SANTOS ASSUME CARGO DE DIRETOR DE MEIO AMBIENTE E ARQUEOLOGIA DA FUNDAÇÃO AMBIENTAL DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ (FAMA).

LANÇAMENTO LIVRO
DIA 22 de Setembro de 2011 haverá o lançamento do livro ''MEMÓRIA E CULTURA DO CARVÃO EM SANTA CATARINA: IMPACTOS SOCIAIS E AMBIENTAIS'', publicado pela EDUNISC - UNESC e organizado por Carlos Renato Carola, no qual o ambientalista Tadeu Santos e a historiadora Juliana Vamerlati Santos assinam o capítulo ‘’UM OLHAR SOCIOAMBIENTAL SOBRE OS IMPACTOS QUE A MINERAÇÃO DO CARVÃO CAUSA EM NOSSAS VIDAS’’, além de outros relevantes capítulos de autoria de escritores da região de Criciúma.
Local e Data:
UNESC: 22/Setembro/2011, Bloco P (5ª feira, 19hrs)
Centro Criciúma: Livraria Fátima: 24/Setembro/2011 (Sábado, 10hrs)


Sócios da Natureza

CNPJ 02.605.984/0001-60
Ofício de Registro de Pessoas Jurídicas, Araranguá - SC – Livro nº A-2, Folhas nº 039, Registro nº 364 de 18/05/1998.

ONG criada em 05 de Junho de 1980 para defender a natureza e uma melhor qualidade de vida para Araranguá e a região sul de Santa Catarina.

(Prêmio Fritz Muller de 1985 e Menção Honrosa do Prêmio Chico Mendes em novembro de 2010,
instituído pelo ICMBio e MMA)

Integrante do Movimento pela Vida (MPV) da Região Sul de SC, filiada a Federação de Entidades Ecologistas Catarinenses (FEEC) e participante do AMS da Rede Brasileira de Justiça Ambiental (RBJA), do GT Energia e Clima do Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais (FBOMS).

Conselheira Representante do FBOMS
no FNMA Biênio 2011/2012.

CONSIDERADA DE UTILIDADE PÚBLICA PELO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ
Lei nº , 1817 de 15 de junho de 1998

‘’trabalhando exclusivamente de forma voluntária e sempre buscando objetivos de interesse coletivo’’

Rua Caetano Lummertz nº 386/403 – CEP 88900 000 – Araranguá – Santa Catarina
Celular: 48 – 9985 0053
E-mail: sociosnatureza@contato.net
www.sociosnatureza.blogspot.com www.tadeusantos.blogspot.com

1 Comments:

At 10:49 AM , Blogger Juliana Rodrigues said...

gostaria de oferecer serviços de web design para esta ong...preciso treinar e quero fazer isso pra uma boa causa ......grata...entre em contato marirs1992@hotmail.com

 

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home